fbpx
Fortaleza-CE - Brasília-DF
(85) 30219007 / (61) 3215-5367
dep.heitorfreire@​camara.leg.br

O desafio da retomada da economia

O desafio da retomada da economia

A pandemia de covid-19 impôs ao mundo um dos maiores desafios da nossa história contemporânea. Não se trata apenas das mais de 4 milhões de vidas perdidas diretamente pelo vírus, mas todo o impacto social e econômico que vêm nos atingindo e que deve perdurar por mais alguns anos. O desemprego, a fome e a falta de perspectivas podem ser tão letais quanto o próprio vírus. Já são corriqueiras cenas chocantes como as de famílias inteiras revirando lixo atrás de comida.

Alguns setores da economia já estão em plena recuperação, no entanto não é esta a realidade da maioria das atividades econômicas, o que vem refletindo em uma massa de cerca de 14% de desempregados na população economicamente ativa. Neste panorama, a logística é uma das áreas mais preocupantes pois causa impacto direto nos custos de produção e consumo.

É preciso compreender que a economia é como uma grande máquina composta de engrenagens que ditam seu funcionamento. Qualquer atraso em uma das engrenagens, impacta no todo e demanda tempo para a recuperação e estabilização. Os efeitos da diminuição do consumo e da produção encarecem a logística refletindo em toda a cadeia econômica.

A logística em um mundo globalizado é tão responsável pelo abastecimento quanto a produção em si, tornando impossível dissociá-las. Produção e logística são dois dos principais pontos em que o Poder Público deve se concentrar para sairmos desta crise. Em uma facilitando e desburocratizando o acesso dos produtores a recursos, insumos e investimentos e na outra otimizando modais de transporte para reduzir os custos da cadeia produtiva.

Momentos como estes nos ensinam que devemos aprender com as boas experiências pelo mundo e buscar o aprimoramento da nossa legislação com vistas a melhoria do ambiente de negócios no Brasil. Não podemos esquecer que o setor privado é quem produz. Cabe ao governo facilitar e fomentar o crescimento com amplo diálogo e boa aplicação dos recursos públicos. Neste diapasão, os deputados têm um papel fundamental na retomada da economia, modernizando e desburocratizando a legislação por meio das reformas administrativas e tributárias.

Heitor Freire – Deputado Federal. Mestre em Comércio Exterior pela Universidade de Wolverhampton (Inglaterra)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostaria de receber nossos informativos?Você vai ficar por dentro de tudo que acontece em nosso mandato!

Se preferir também, entre em nossa lista de transmissão!