fbpx
Fortaleza-CE - Brasília-DF
(85) 30219007 / (61) 3215-5367
dep.heitorfreire@​camara.leg.br

5 Dicas de educação financeira

5 Dicas de educação financeira

5 dicas de educação financeira

Como ter saúde financeira em meio à crise

Olá pessoal! Hoje eu estou aqui para falar sobre educação financeira. Ano passado, o mundo inteiro foi pego de surpresa com a pandemia de coronavírus e a interrupção quase total das atividades comerciais. Com isso, muita gente infelizmente acabou perdendo o seu emprego ou a sua fonte de renda.

Isso nos trouxe à tona um problema sério: o brasileiro não é financeiramente preparado para situações de crise e emergência. Nas escolas, nós não aprendemos sobre organização financeira, reserva de emergência, investimentos ou nada disso. É um problema grave. Por isso, hoje eu estou aqui para dar algumas dicas de como você pode organizar as finanças e estar preparado para as situações de emergência:

1 – Organize suas contas pessoais.
Parece bobagem, mas muita gente não tem noção de como gasta o seu dinheiro. Por isso, é importante anotar todas as despesas fixas: contas de água, luz, internet, supermercado, enfim, todos aqueles gastos que chegam todo mês. Assim, você consegue saber pra onde vai o seu dinheiro!

2 – Aprenda a economizar.
Não tem segredo! Para fazer uma reserva de emergência, ou seja, aquela quantia em dinheiro que você deixa guardado para usar em situações de imprevisto, como algum problema de saúde ou se o carro quebrar, por exemplo, você precisa gastar menos do que ganha! Algumas mudanças de comportamento ajudam a gastar menos: evitar compras por impulso e organizar listas de compras são boas saídas para conseguir juntar dinheiro.

3 – Quite suas dívidas.
Não adianta juntar dinheiro se você estiver com pendências e pagando juros aos bancos. O ideal é que você negocie e quite todas as suas dívidas primeiro. Entre em contato para negociar juros e prazos. Enquanto isso, você pode aproveitar pra ir se organizando.

4 – Tenha objetivos.
As vezes fica difícil juntar dinheiro se você não consegue enxergar como ele será usado futuramente. É aquela velha história de deixar de ter um prazer momentâneo agora, para realizar algo maior daqui a um tempo. Mas isso precisar estar muito claro para você. Faça um levantamento de todos os sonhos que você quer realizar e coloque prazo de acordo com a sua realidade. Assim, você saberá quanto tem que poupar e durante quanto tempo.

5 – Invista em conhecimento:
Por último, investir na sua educação financeira vai fazer toda a diferença. Hoje é relativamente fácil entrar no mundo dos investimentos para que o seu dinheiro cresça. Mas é essencial conhecer o mercado para não correr o risco de ficar no prejuízo. A internet tem sido uma grande aliada: Assistir a vídeos, faça cursos gratuitos e siga perfis de especialistas.

Seguindo essas dicas, você vai aprender a controlar o seu dinheiro e fazê-lo trabalhar para você! E aí, pode dizer adeus para o aperto financeiro e as contas!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostaria de receber nossos informativos?Você vai ficar por dentro de tudo que acontece em nosso mandato!

Se preferir também, entre em nossa lista de transmissão!